quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A OBESIDADE E SEU PET


Obesidade: Nome científico dado à condição patológica, resultado de um acumulo de gordura além do necessário para o organismo. Infelizmente esta não é mais uma realidade apenas humana, já é quase uma rotina atendermos no consultório cães e gatos com sobrepeso e estudos mostram que 30% da população canina no Brasil já sofre com esse problema.
A vida moderna que levamos vivendo em apartamentos e sem tempo para levar nossos pets para fazer exercícios, assim como a má alimentação são as principais causas de obesidade. Há também as causas hormonais que devem ser pesquisadas se a dieta correta e exercícios não fizerem efeito.


O sobrepeso deve ser tratado como problema de saúde e não como estética, temos que lembrar que a gordura que aparece não é a única que existe: há acúmulo de gordura entre os órgãos que começam a apresentar disfunções, sendo os principais problemas cardíacos e respiratórios. O metabolismo do animal também é prejudicado, podendo desencadear uma série de endocrinopatias como a diabetes e lipidose hepática. Distúrbios articulares também são comuns, pois o excesso de peso sobrecarrega as articulações causando desgaste e dor, que no inverno podem piorar por causa do frio. Existem algumas raças que são predispostas à obesidade como o Labrador, Beagle, Basset Hound, Dachshund e o Cocker Spaniel Inglês.
Obesidade é doença e deve ser tratada como tal; visitas regulares ao médico Veterinário são indicadas para acompanhamento da saúde e orientações quanto à dieta e exercícios adequados para cada animal.
Cuide bem de quem te ama! Traga seu pet para um check-up conosco, agende pelo telefone: (48) 3244-1642. (Por: M.V. THAYSA FON STTRET CRMV-SC 6049)

Nenhum comentário:

Postar um comentário