terça-feira, 15 de abril de 2014

NESTA PÁSCOA NÃO DÊ CHOCOLATE PARA SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.

Todos dizem que chocolate faz mal para cães e gatos, mas nem sempre as pessoas sabem explicar o porquê...
A matéria prima do chocolate é a amêndoa fermentada e torrada do cacau, nela existem várias substâncias como carboidratos, lipídios, aminas biogênicas, neuropeptídios e metilxantinas. Dentre as metilxantinas há a TEOBROMICINA e a CAFEÍNA, que são as principais responsáveis pela toxicidade do chocolate em cães e gatos. A quantidade dessas substâncias depende do tipo de chocolate, quanto mais escuro o chocolate maior é a concentração de metilxantinas, portanto os chocolates brancos possuem pouca quantidade do componente tóxico.
Quantidade de Teobromicina nos tipos de chococlate:

         Chocolate meio amargo: 15-20mg/grama de chocolate;
         Chocolate ao leite: 1,5mg/grama de chocolate;
Não é necessária uma grande quantidade de chocolate para levar a intoxicação. Os sinais geralmente aparecem de 6-12 horas após a ingestão. Há sinais leves como vômitos, diarreia e sede e os mais graves como convulsão, cardiotoxicidade e morte por arritmias cardíacas, insuficiência respiratória ou aumento da temperatura corporal.
A Teobromicina pode ficar no organismo do animal por até 6 dias, assim a toxicidade, geralmente ocorre por ingestão de chocolate em dias consecutivos e não de uma vez só.
Se seu cão ingeriu chocolate, leve ao médico veterinário para receber tratamento adequado com observação por, no mínimo 24 horas devido o longo tempo da teobromicina no organismo.
Se nesta páscoa a vontade de presentear seu pet for grande, procure por chocolates especialmente formulados para cães e gatos que são encontrados em pet shops e clínicas veterinárias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.