terça-feira, 1 de abril de 2014

Corte de penas (calopsita, papagaio, arara, outras)

Aves de companhia são comuns, mas atualmente essas aves vão além de passarinhos na gaiola. Os psitacídeos, representados em sua maioria por calopsitas e papagaios vêm ganhando cada vez mais espaço na casa e no coração das pessoas. São aves extremamente inteligentes que além de assobiar vários tipos de músicas, apresentam uma interação muito forte com a família e muitas vezes têm acesso livre pela casa. Por toda essa liberdade e por se tratarem de aves que voam é importante alguns cuidados para evitar possíveis acidentes domésticos e até mesmo fugas. Quanto a acidentes domésticos é importante deixar ventiladores desligados, cuidar ao abrir e fechar portas, olhar para o chão enquanto caminha e avisar a todos os presentes em casa que o animal está solto. Quanto a fugas pode-se optar por telas de proteção em todas as janelas (lembrando que as aves podem cortar a tela com o bico) ou pelo corte de penas.

Corte de penas?
Corte de penas significa aparar determinadas penas das asas impedindo que o animal levante voo e saia de casa janela afora. É um procedimento que deve ser feito por um profissional qualificado, pois é importante que o animal consiga plainar levemente, caso contrário cairá bruscamente no chão podendo apresentar sérias lesões.
Com que frequência o procedimento deve ser feito?
É variável, pois depende do tempo de crescimento das penas. Devemos ficar atentos para quando a ave estiver “ensaiando” o vôo, pois em breve estará voando.

Essas são dicas importantes para manter o bem-estar destes animais em nosso convívio doméstico, para maiores informações consulte-nos ou acompanhe nosso blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.