domingo, 20 de maio de 2012

SAÚDE ORAL


Saúde oral

Definitivamente a saúde começa pela boca. Qual a lógica dessa afirmação? Para que qualquer animal que possua dentes possa se alimentar corretamente, ele precisa apreender e mastigar o alimento antes de engolir para iniciar a digestão. Se houver alguma lesão em algum dente, gengiva, ou língua, esse processo ficará prejudicado.  

Um dos principais problemas orais que acometem os cães e gatos é o acúmulo de placa bacteriana (tártaro). Ele começa como manchas escurecidas na superfície dentária e com um odor desagradável. Após essa fase a gengiva inflama, podendo sangrar e retrair, expondo até a raiz do dente. As bactérias que se encontram na placa penetram pelos vasos sanguíneos da gengiva e se espalham para outros locais do corpo, como válvulas do coração, pulmões, fígado, rins e cérebro. Toda a estrutura que segura o dente também é destruída, ocasionado o amolecimento deste, com posterior perda de sua função e até a queda. Devido à dor que sentem,  alguns animais passam a comer menos ou apresentar o paladar seletivo, só comendo alimentos mais macios ou menores. Ficam menos ativos e magros, fora quando a família começa a evitá-lo por perto devido ao seu mau hálito.

Assim como nós, a maneira mais eficiente de evitar o acúmulo de placa bacteriana e todas as suas complicações é através da escovação frequente, mas infelizmente nem sempre isso é possível. Uma vez a placa bacteriana já instalada a escovação já não basta para removê-la, somente como uso de instrumentos específicos, manipulados por um profissional. Para a correta e completa realização do procedimento, invariavelmente o paciente deve estar anestesiado, o que hoje em dia com o uso rotineiro da anestesia inalatória já não representa um empecilho. Quanto mais cedo a doença é diagnosticada e tratada, melhor será a sua recuperação.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.