domingo, 22 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA SAÚDE ANIMAL


    Todos nós já ouvimos que a boa saúde começa com uma boa alimentação, e isso se aplica também aos animais. E cada espécie possui necessidades alimentares próprias. Devemos entender que uma boa alimentação se traduz em balanceamento de nutrientes, e não em quantidade excessiva de alimentos.
    Hoje em dia é cada vez mais rara a ocorrência de problemas nutricionais em cães e gatos devido à utilização de rações balanceadas de boa qualidade. A doença nutricional mais comumente observada nessas espécies é a obesidade, com tantos prejuízos à saúde do animal como na obesidade humana.
    Quando falamos de animais silvestres ou exóticos, como aves, répteis e roedores, por exemplo, o problema é muito mais grave e comum de ser encontrado. Além da falta de informação sobre a correta alimentação de cada espécie, há itens que não deveriam ser fornecidos, como café, leite, bolachas e batata frita no caso do papagaio. Sabemos que mais cedo ou mais tarde uma alimentação não balanceada ou de má qualidade resultará em problemas de pelagem, respiratórios, digestórios e baixa imunidade.
    Por todos os motivos citados é de extrema importância procurar informações com um profissional especializado para tirar suas dúvidas sobre alimentação e promover saúde e bem estar ao seu animal de estimação.


                                       Mistura de sementes inadequada para Papagaio,
                                       com excesso de girassol e amendoim, e umidade
                                       aumentada pela maçã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.