segunda-feira, 10 de março de 2014

Cardiopatias em cães e gatos

Assim como em humanos os animais de estimação também podem apresentar doenças relacionadas ao coração, são as chamadas cardiopatias. 
O coração é formado por músculos, sua principal função é bombear o sangue para todo o corpo assim distribuindo oxigênio, nutrientes e mantendo a temperatura corporal.
            O coração dos mamíferos como humanos, cães e gatos possui a mesma anatomia, ou seja, é dividido em quatro câmaras separadas por valvas e possui vasos como as artérias que levam o sangue do coração ao corpo e as veias que trazem o sangue de volta ao coração.
            Como qualquer órgão o coração pode apresentar falhas que podem ser congênitas ou adquiridas que causarão consequências ao corpo pela disfunção do fluxo de sangue. As doenças congênitas ocorrem essencialmente por um defeito na formação embrionária do sistema cardiocirculatório. As cardiopatias adquiridas consistem nas doenças que surgem após o nascimento do indivíduo, geralmente com o avanço da idade.
            Os sinais que indicam que se há algum tipo de desordem cardíaca muitas vezes são inespecíficos, porem quando aparecem devem ser investigados. Seu animal de estimação apresenta algum desses?

            Tosse seca ou engasgos;
            Extremidades como patas e orelhas frias;
            Mucosas da boca azuladas ou esbranquiçadas;
            Síncopes ou desmaios;
            Intolerância a exercícios;
            Emagrecimento;
            Aumento do volume abdominal;
              Dificuldade para respirar.
         
Se você já observou algum desses sinais deve procurar um médico veterinário, ele realizará exames específicos como radiografia, eletrocardiografia e ecocardiograma. Esses exames ajudarão a diagnosticar problemas cardíacos, e se necessário um tratamento será instituído. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será o resultado do tratamento.

Lembrando que se há doença cardíaca o tratamento será realizado pelo resto da vida do animal, sempre com acompanhamento médico, dieta correta e medicamentos diários. Tudo para que seu melhor amigo tenha qualidade de vida para fazer seus dias muito mais felizes. 
M.V. Thaysa Fon Sttret
CRMV-SC 6049

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.