A Pseudogestação ou gestação psicológica é uma síndrome observada em cadelas não gestantes seis a catorze semanas após o cio, que demonstram comportamentos e sinais físicos semelhantes a fêmeas gestantes e em lactação.
Ao contrário do que se imagina, a pseudogestação não ocorre do desejo que a fêmea tem em ser mãe e sim por alterações hormonais consequentes do ciclo estral. Teoricamente todas as cadelas passam por este processo após um cio sem acasalar, mas ainda não se sabe o porquê algumas fêmeas (50 a 70% aproximadamente) apresentam as manifestações clínicas. Aumento das mamas, produção de leite, comportamento de fazer ninho, cuidar da cria (adotando brinquedos ou outros objetos) e agressividade são sinais comuns em cadelas com pseudogestação e permanecem cerca de 2 a 3 semanas, se não tratado.
A castração (ovariohisterectomia) é recomendada para todas as cadelas de companhia que apresentem pseudogestação, pois sabe-se que as manifestações aparecerão após o período de cio e que as alterações mamárias decorrentes deste processo predispõem a tumores de mama.
Converse com seu médico veterinário de confiança para avaliar qual o tratamento mais adequando para seu animal de estimação.
Muito legal o Blog!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa e informações.
Sucesso para vocês sempre!
Abraço